Diário das Prefeituras cumpriu as exigências do TCE, afirma Lilian Martins

Em entrevista ao Jogo do Poder, a presidente do TCE-PI explicou o processo de habilitação do Diário das Prefeituras Piauienses.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em entrevista ao Jogo do Poder, na Rede Meio Norte, nesta quinta-feira (04), a presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI), Lilian Martins, pontuou o papel da Corte na habilitação de novas empresas para a comunicação oficial. Com o aval concedido ao Diário das Prefeituras Piauienses, a conselheira reiterou o cumprimento de todos os dispositivos legais, explicitando a liberdade conferida aos gestores em todo o processo, para que possam escolher a prestadora do serviço que julgarem melhor. "Na realidade, o papel do TCE nesse processo é verificar que as empresas que se colocam para fazer esse papel de Diário Oficial, temos pré-requisitos, qualquer empresa que contemple, se prepare, se organize, poderá participar. Que bom que seja assim, e os municípios podem ter o seu Diário Oficial também, mas por não ser uma atividade-fim do município geralmente eles terceirizam".

Lilian Martins concede entrevista ao Jogo do Poder (Foto: Portal Meio Norte)

Lilian Martins reverberou que o Tribunal faz uma série de exigências, e que o Diário Oficial das Prefeituras Piauienses cumpriu todas elas, estando apto e habilitado para conduzir o trabalho em âmbito local. 

"O TCE se presta ao papel de avaliar, se estava preparando, o Tribunal tem inúmeras exigências em relação a isso, todos os dias há servidores específicos para avaliar tudo isso. O papel do Tribunal é esse, e por enquanto temos duas empresas totalmente habilitadas, os gestores estão livres para optar. Quanto mais opções você têm no mercado, o gestor é livre para escolher". 

Presidente da Corte explica como as contas são bloqueadas

Presidente do TCE-PI explica como as contas são bloqueadas (Foto: Portal Meio Norte)

A líder da Corte elencou as principais motivações para o bloqueio de contas das Câmaras Municipais e Prefeituras, evidenciando o trabalho preventivo que vem sendo feito junto aos gestores para evitar que haja prejuízos ao erário. "Na realidade se fala de legislação, existe a estadual que prevê que todos os gestores devem prestar contas ao Tribunal, até 60 dias após o fechamento do seu mês. Só que alguns dos gestores às vezes prestam contas pela metade, isso já é sabido, já demos cursos sobre isso, mas muitas vezes eles acabam não mandando", explicou. 

De acordo com Lilian Martins, o TCE mantém uma atenção especial neste ponto, explicitando a importância dos líderes ficarem atentos quanto ao envio correto dos dados, sem a ausência de itens importantes. "Eles mandam alguns relatórios e deixam de mandar outros, e esses relatórios muitas vezes ficamos nos perguntando, porque temos as notas fiscais das licitações feitas e não encaminham logo ao Tribunal. Infelizmente muitos só conseguem entender quando as contas são bloqueadas", sinalizou. 

Nesse sentido, a conselheira pontuou para uma mudança de paradigma no TCE-PI, com o foco na prevenção, desviando-se do caráter apenas punitivo. "Temos feito um trabalho primoroso porque temos evitado muitos erros, muitas vezes sem nenhuma má-fé; o TCE tem feito esse trabalho de concomitância que tem melhorado e muito os danos ao erário. O TCE evita muita injustiça, muitos danos ao erário, mas o mais importante é prevenir e temos feito esse trabalho de conscientização, de prevenção, que tem dado um reforço muito satisfatório e cheio de eficiência", disse. 

Presidente do Tribunal explica como as contas são bloqueadas (Foto: Reprodução)

Nisso, Lilian Martins destaca o canal de diálogo com os gestores, evitando muitas vezes que erros em processos licitatórios, por exemplo, prosperem. "Muitas vezes as pessoas não entendem, recebemos uma denúncia via Ouvidoria, que é demandada ao Tribunal e naquele momento já se faz uma análise pelo site e se liga, quase 80% das ligações que fazemos aos gestores, eles voltam atrás e isso tem sido importante. Mas em relação a pandemia temos processos avulsos que foram verificados, não teve tempo hábil, essas ações estão em andamento, temos instrumentos de fiscalização que nos permite acompanhar de perto". 

francyteixeira@meionorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES